quarta-feira, 4 de abril de 2012

Qualidade na educação


Qualidade na educação



A busca por uma educação de qualidade começa com a compreensão de que esse caminho é complexo, temos de tornar a escola e o ensino mais atrativo para nossos alunos.
Não podemos nos esquecer que para isso acontecer precisamos de professores e escolas aptos a encarar a realidade do ensino. Não adianta reclamarmos por salários maiores, qualidade de materiais se não estamos dispostos a fazer parte desta mudança.
A escola deve ser um espaço de pessoas comprometidas com a democracia. Para alcançar esse objetivo ela deve estimular desde cedo a convivência em sociedade propondo atividades que envolva o coletivo, o respeito em relação ao outro, promover a acessibilidade e a inclusão de todos além de combater todas as formas de preconceito e discriminação.

       v   Uma escola não se faz sozinha


 Para tornar a escola e o ensino em geral mais atrativo para nossos alunos e onde o estudo não seja uma tarefa maçante é necessário que a comunidade e o corpo escolar sejam parceiros na construção de uma escola feliz e humanitária, as decisões sobre a vida escolar devem ser tomadas em acordo com todos os interessados, incluindo os alunos.
Tendo sua base estruturada no propósito da aprendizagem dos alunos e feito por pessoas dispostas a fazer educação, o projeto político-pedagógico da escola longe de ser um mero instrumento burocrático, torna-se o guia que direciona a vida escolar imprimindo em todos os que passam por ela, principalmente o educando, todas as suas marcas: ensinamentos, valores, ideologias.    
Sendo estes ensinamentos de caráter democrático a missão desta instituição terá sido alcançada e ela será sem dúvida uma escola de qualidade, pois permitiu dentro de seus muros o exercício da cidadania feita por todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário