quarta-feira, 14 de março de 2012

O estágio é realmente eficaz?



O estágio auxilia na construção do saber. É uma etapa importante para a formação do professor, mas possui algumas deficiências, pois não aprendemos apenas observando.
É preciso criar uma didática de estágio onde a prática e a observação, sejam eficientes na construção da prática educativa.


A citação acima é uma contribuição nossa em um fórum do curso de Pedagogia. Registramos aqui o aprofundamento sobre o nosso ponto de vista: Na condição de estudantes de Pedagogia, e alguns de nós, já professores, entendemos que as Faculdades, Universidades, Institutos, e todas as entidades responsáveis por oferecer curso superior para a formação de professores deveriam abrigar em sua estrutura escolas e creches, ou manter vínculo direto com esses segmentos do ensino num sistema de parceria, de maneira a unificar o ensino teórico à prática trazendo maior qualidade na preparação do futuro docente. Dizemos que essa aproximação traria maior qualidade ao curso, pois, o local para o estudante estagiar seria acessível, a aceitação por parte da escola seria natural, enfim, todo o trâmite de assinar documentos não seria tão burocrático ocupando um tempo considerável do estudante e comprometendo seus afazeres e a possibilidade de rejeição ao estagiário (por qualquer motivo que seja) por parte da escola não existiria. O aluno-estagiário poderia exercer sua condição de estágio através das observações e iniciar com maior confiança a regência em sala com a supervisão atenta e colaborativa por parte do docente titular ou responsável pelo estágio, tendo este maior condição e consciência em fazê-lo, pois, faz parte da mesma rede de ensino e tem o mesmo propósito: FORMAR PROFESSORES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário